Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho

Os requisitos para um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho estão definidos na OHSAS 18001, a qual é uma norma internacional, ou na  norma portuguesa NP4397. Ambas as normas podem ser aplicadas a qualquer tipo de organização. Consiste em:

  1. No cumprimento dos requisitos legais
  2. Na identificação dos perigos e avaliação dos riscos
  3. No estabelecimento dos objetivos e práticas de acordo com a política de saúde e segurança no trabalho (SST) da organização
  4. Na implementação dos procedimentos e práticas
  5. Na monitorização e medição do desempenho do sistema
  6. Na melhoria contínua do desempenho de SST

 

Benefícios

  • Redução de custos e aumento da produtividade
  • Eliminação ou minimização de riscos para os colaboradores
  • Motivação dos colaboradores
  • Redução do risco de sanções e ações judiciais relacionadas com incumprimento legal
  • Aumento da credibilidade da organização
  • Valorização da imagem no mercado
  • Ferramenta de marketing
  • Vantagem competitiva

 

Contributo para o sucesso?

Mente sã, corpo são, maior motivação e produtividade.

A implementação de um sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho garante que as atividades são executadas de acordo com as normas de segurança, previne a ocorrência de acidentes de trabalho e de doenças profissionais.

 

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