Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho
Os requisitos para um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho estão definidos na OHSAS 18001, a qual é uma norma internacional, ou na norma portuguesa NP4397. Ambas as normas podem ser aplicadas a qualquer tipo de organização. Consiste em:
- No cumprimento dos requisitos legais
- Na identificação dos perigos e avaliação dos riscos
- No estabelecimento dos objetivos e práticas de acordo com a política de saúde e segurança no trabalho (SST) da organização
- Na implementação dos procedimentos e práticas
- Na monitorização e medição do desempenho do sistema
- Na melhoria contínua do desempenho de SST
Benefícios
- Redução de custos e aumento da produtividade
- Eliminação ou minimização de riscos para os colaboradores
- Motivação dos colaboradores
- Redução do risco de sanções e ações judiciais relacionadas com incumprimento legal
- Aumento da credibilidade da organização
- Valorização da imagem no mercado
- Ferramenta de marketing
- Vantagem competitiva
Contributo para o sucesso?
Mente sã, corpo são, maior motivação e produtividade.
A implementação de um sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho garante que as atividades são executadas de acordo com as normas de segurança, previne a ocorrência de acidentes de trabalho e de doenças profissionais.
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